O surf pode ser considerado um esporte complexo quando comparado a corrida já que na corrida a única posição do corpo é em pé E o ritmo de treino é quase sempre constante. No surf o atleta coloca seu corpo em diversas e constantes posições as vezes em pé, às vezes sentado esperando a onda E a maior parte do tempo o surfista passa na zona de arrebentação de volta ao outside .

Em análise feita a várias seções de surf ,o surfista passa de 5 a 10% do tempo de uma sessão de surf , ele passa Surfando. De 35 a 40% esperando a onda . De 45 a 50% o surfista passa remando. A partir dessas informações E somando os fatos desconhecidos vacas momento em que o surfista permanece submerso na água sem respirar, percebe-se a importância de um treinamento físico e específico principalmente para parte Cardio respiratório e capacidade pulmonar para suportar situações de Apneia forçada(caldos ). visando também é claro um fortalecimento muscular para longas e repetidas remadas e se faz necessário técnicas e aprimoramentos para que haja mais eficiência do gesto motor consequentemente menos gasto calórico.

• A natação é uma ótima forma de adquirir condicionamento físico para o surf mas poucos atletas se atentaram para esse grande diferencial que a prática de atividade aquática de forma específica para o surf. Por ser um esporte aquático assim como o surf oferece a mesma resistência a água que o surfista enfrenta quando está remando .

• algumas vantagens para se utilizar a natação como treinamento para o surf:

• Preparar o surfista para enfrentar dias de ondas grandes, quando passar rebentação torna-se uma tarefa difícil

• Para os competidores a natação ajudará a manter o condicionamento para as rotinas estressantes de competições já que muitas vezes os atletas tem que ir surfar muitas baterias em um único dia.

• Ajuda ao surfista em um momento de riscos quando ocorre a quebra da prancha e a perda da cordinha.

• É uma ótima maneira de se manter em forma quando não há ondas ou quando você não pode estar na água.

• Atleta de fim de semana que praticam surf de forma recreativa podem também ser beneficiados treinos na piscina Durante a semana e chegar nos finais de semana mais bem preparados fisicamente.

Durante os treinos de nataçãoprosurf, procuramos priorizar as seguintes variáveis resistência aeróbia,resistência muscular, potência muscular, resistência cardiorrespiratória .

• Resistência aeróbia um dos primeiros Fundamentos a serem trabalhados, junto com a técnica de nado e as diversas formas de deslocamentos já praticados pelos surfistas, mais é claro focando na técnica e nos educativos, dando muita ênfase na “remada”, algo até hoje desprezado por técnicos e professores de grandes atletas.

• Resistência muscular capacidade de manter a força em um período prolongado em um determinado exercício.O desenvolvimento da resistência muscular aliado a resistência aeróbia dará ao surfista capacidade de suportar longas e repetidas séries de surf e período de prolongadas remadas. Quando nadamos por um período superior a 5 minutos numa intensidade moderada estamos desenvolvendo essas qualidades físicas.

• Potência muscular significa força x velocidade de movimento. É fundamental para poder pegar uma boa onda tem que ter explosão principalmente em situações de competições e de crowd intenso, quando disputas acirradas pelas ondas é algo comum (pode ser adquirido fazendo tiros de velocidade).

• Resistência respiratória será adquirida com os treinos de apneia dinâmica e estática ajudará o surfista a resistir melhor e com mais segurança suportar os caldos e vacas Como por exemplo nadar submerso na água até o limite da sua capacidade de retenção aumentará a capacidade pulmonar.Uma aula de nataçãoprosurf deverá contemplar todas essas qualidades físicas para que se possa obter os benefícios. sabemos que a falta de preparação não adequada pode fazer com que o desempenho não sejam maximizado trazendo prejuízo ao surfista, consequentemente prejudicando a parte técnica.

• Então se você está com viagem marcada para o Hawai ou para algum outro lugar com ondas maiores dos que aqui você surfa no seu dia-a-dia, ou ainda que você sente que o Seu surf está sendo prejudicado por falta de condicionamento comece agora a realizar os seus treinamentos na piscina procure um professor de educação física entendido no assunto faça um exame médico a fim de verificar o seu estado geral de saúde E uma avaliação física.

× Fale conosco